15 fevereiro, 2012

Para mim # 1



O composto ou húmus é um fertilizante obtido a partir de resíduos orgânicos. Qualquer pessoa pode fazê-lo em casa: basta arranjar um contentor próprio e deitar para lá os seus restos de comida. Com esse composto pode depois cultivar legumes 100% biológicos!
Em qualquer superfície que venda produtos de jardinagem encontra contentores de compostagem a preços acessíveis e preparados para os manter dentro de casa. Basta montar as partes (o fundo, a porta e a tampa) e seguir as instruções. Mas também pode fazê-lo você própria com um simples balde do lixo. Basta fazer uns furos na parte de baixo para permitir a oxigenação e evitar a acumulação de líquidos, e colocar um recipiente no fundo com terra seca para que absorva bem a humidade. Depois, só tem de começar a colocar os restos de alimentos e uma camada de terra por cima de cada uma de detritos que formar.

O processo de compostagem acontece naturalmente graças ao aparecimento de microrganismos que transformam os restos orgânicos em húmus. Por cada camada de detritos coloque uma de terra, e de vez em quando, remexa o conteúdo para o arejar.

Se tiver um jardim, poderá fazer a mesma coisa num contentor maior e aproveitar para colocar lá as folhas secas e ervas daninhas.

O seu fertilizante, ou húmus maduro, estará pronto quando adquirir um tom castanho escuro uniforme. Nesta altura, pode misturá-lo (ou não) com mais terra e usá-lo no seu jardim para cultivar legumes e plantas 100% biológicos.

O que pode colocar:

Cascas
Talos
Restos de frutas e verduras
Borras de café
Cascas de ovo
Ramos
Folhas secas
Ervas daninhas

O que não deve colocar
Alimentos cozinhados
Dejetos de animais
Cabelos ou pelos
Algodão processado
Tudo o que não for orgânico

Dica
Prefira os contentores de plástico reciclado, que são imputrescíveis e não inflamáveis.

Sabia que...?
- Uma família de 4 pessoas produz uma média de 700 a 800 kg de resíduos orgânicos provenientes da alimentação, por ano.

- Dentro de sacos do lixo, os detritos orgânicos produzem metano (CH4), um gás 20 vezes mais prejudicial para o ambiente do que o dióxido de carbono (CO2).

- Algumas Câmaras Municipais e juntas de Freguesia oferecem contentores de compostagem domésticos a quem quiser começar a reaproveitar os seus resíduos. Pergunte na sua.

Parece-me bem e ajudamos o nosso Planeta =)

3 comentários:

  1. Optimo artigo :)
    Em casa da familia guardam-se sempre as borras do café para esse mesmo efeito :)) Beijoca *

    ResponderEliminar
  2. E isso não deita mau cheiro em casa?

    E porquê a introdução do artigo em duplicado?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo Mimi =) Eu vou ver se aço o mesmo para os meus vasitos. Aqueles que ainda vou comprar e nao ha-se faltar muito. Beijocaaa

    Batata, não acredito que deite cheiro pois leva a camada de terra por cima e tambem são cascas e borras de cafe, não deitam propriamente um cheiro desagradavel a meu ver.

    Quando á introdução em duplicado foi um lapso q vou corrigir. Obrigada ;) *

    ResponderEliminar

Opina e volta sempre! =)*