07 dezembro, 2012

Petra - Jordânia


"Uma cidade de um vermelho rosado quase tão velha como o próprio tempo." "Petra" by Dean Burgen



img_treasury3.jpg 
     O Tesouro ou 'Al-Khazneh'.

     Na novela "Viver a Viva" que tenho acompanhado na Globo do canal ( ZON), tem aparecido imagens de Petra na Jordânia e parece ser um local cheio de história, impressionante e lindo para se visitar.

Petra, é o tesouro mais valioso da Jordânia e a maior atracção turística. É uma cidade vasta e singular esculpida na própria face rochosa pelos Nabateus, um engenhoso povo árabe que aqui se fixou durante mais de 2000 anos.

A entrada para a cidade é feita pelo "Siq", um estreito com mais de 1 quilómetro de comprimento, ladeado por imponentes penedos com 80 metros de altura. À medida que nos aproximamos do fim do Siq, começamos a ver Al-Khazneh (Tesouro). 
Uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na própria face rochosa de um rosa poeirento e que faz com que tudo a seu lado pareça minúsculo. Foi esculpida em inícios do século primeiro para ser o túmulo de um importante rei Nabateu e representa o génio deste povo ancestral.

    Dizem ser necessário quatro ou cinco dias para explorar toda esta cidade, e que, devemos levar chapéu para o sol e calçado confortável. Nem eu pensaria em levar sapato agulha para chão cheio de poeira e irregular ahah. Isto se um dia conseguir lá ir , como é óbvio. Os veículos a motor não são permitidos, mas disponibilizam carruagens puxadas por cavalos, o que me parece bem mais interessante. Quando estiver cansada senão prefiro a pé, eheh.

 Petra é Património Mundial da UNESCO.

Fica o link Petra Park para quem quiser mais informações e pense um dia em fazer uma viagem assim, como eu.


img_monastery3.jpg
O Mosteiro Ad-Deir acima de Petra. Vale bem a pena subir.


img_high_sacrifice2.jpg
O local de grande sacrifício.

img_rock_striations.jpg
Rocha com estrias dentro de alguns túmulos


=)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina e volta sempre! =)*