19 outubro, 2012

Amanda Todd - Bullying




  Ontem vi a noticia acerca de Amanda Todd, a menina que se suicidou após perseguição doentia de um estranho mais velho.

No jornal Vancouver Sun, explicam a história que levou ao suicídio  e disponibilizam o video que a mesma deixou antes de morrer, assim como uma entrevista feita aos pais.

    É triste que estas situações se dêem e que não haja qualquer controlo sobre elas. Até aos 16 anos as crianças deviam ter acesso limitado à Internet.  Principalmente nas redes sociais. As crianças precisam de interagir pessoalmente, brincarem...E não andarem a "viajar" em computadores!

    Não acredito que 100% de culpa seja do "perseguidor" (óbvio que foi quem começou tudo isto) ou de Amanda,  mas acredito que muito do que deve ter contribuído para o fim desta menina, foi o facto de as pessoas serem muito intolerantes e julgarem ao invés de ajudarem. Mas se pensarmos bem, as crianças/adolescentes são cruéis e não pensam nos seus actos e no efeito destrutivo que podem ter em alguém. Ou simplesmente não querem pensar.
Eu própria no básico sofri devido a alguns meninos e meninas más. Mas nada tão agressivo. No entanto, tive sempre uma amiga ou amigo do lado, o que ajudou. E quando mais tarde isso parou (nunca totalmente) deparei me com pessoas que sofriam o mesmo ou mais do que eu. Mas nunca contribui para essas recriminações. Pelo contrário, tenho ainda hoje amigos que adoro e que infelizmente eram gozados e por sua vez gozavam comigo também por ser amiga deles, o que nunca me incomodou. Havia com certeza pessoas com quem gozava ou fazia piadas, ao fim ao cabo também era miúda,  mas nunca com pessoas que estivessem supostamente a sofrer "agressões" e eram sempre coisas inocentes. De qualquer modo temos de evitar certos comentários menos agradáveis pois até a mais simples "brincadeira" pode tomar proporções descontroláveis a pessoas mais sensíveis e que já por si se sintam sozinhas.

     Na situação de Amada é óbvio que ela foi inconsciente, mas estamos a falar de uma menina de 12 anos que é inocente e acredita em tudo o que lhe dizem. Por mais que os pais queiram controlar a 100% os filhos é impossível. Existe sempre maneira de fugir ao controlo e cada vez mais existem redes sociais, o que para mim já é um exagero e já enjoa.Mas pronto é a minha opinião.

Espero que a morte de Amanda não seja em vão e que os pais façam os filhos verem a reportagem e principalmente os façam compreender o perigo com que se podem deparar do outro lado do ecrã. Que não se devem expor nem falar com estranhos. E claro, educá-los no sentido de que não se deve ser cruel com os outros. Certamente se esta informação passasse mais frequentemente, Amanda não se teria sentido tão sozinha, não se teria refugiado na bebida e na droga e hoje estaria viva.


Hoje é um exemplo..mas triste. 

Que descanses em paz. =)




5 comentários:

  1. Tinha visto no site da sábado... Que história!

    ResponderEliminar
  2. Vi hoje o vídeo que a Amanda colocou no Youtube. É uma história triste. É uma pena que tenham de acontecer finais como o que a história da Amanda teve para alertar as pessoas para os problemas que muitos jovens vivem. :/ Penso que a culpa não é só do agressor, mas também de todos os supostos "amigos" que a Amanda tinha que se afastaram e contribuíram para a sua humilhação em público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo com vocês é uma história triste. Infelizmente acredito q seja sempre assim...espero q nao com estes finais, mas estas situacoes de bullying vao sempre acontecer.

      Concordo contigo Mel, em muito grande parte a culpa foi mesmo dos ditos "amigos"..enfim..

      Eliminar
  3. Infelizmente não sera o ultimo casa. Todos os dias existem meninas ( meninos?) perseguidos dessa forma. Seja na net, na escola ou até mesmo em familia..
    Para um, uma grande parte da culpa é a falta de informação acerca disso e também uma falta de controle dos pais, professores, amigos, colegas..
    Não so neste caso, mas em todos os casos que acontecem diariamente!

    ResponderEliminar
  4. Saber lidar com as redes sociais
    também é um bom caminho.

    ResponderEliminar

Opina e volta sempre! =)*